Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
A importância da massagem infantil
A importância da massagem do programa IAIM (associação internacional de massagem infantil)
“Os seres humanos não sobrevivem sem o toque; é uma necessidade básica” (Dr. Ashley Montagu)
O toque é o primeiro sentido a desenvolver-se in útero e é o último a deixar-nos quando morremos.
A pele é o órgão maior do nosso corpo e a ligação mais extensa com o mundo interior e exterior numa extraordinária troca de informações. Quando tocamos com intenção e de forma saudável, chamamos de toque nutritivo e permite que o bebé não só sobreviva mas prospere.
Nos primeiros tempos de vida, as experiências vividas pelo bebé influenciam a sua perceção de si mesmo e do mundo. Quando as suas interações são gratificantes, num ambiente de responsividade parental, estes tendem a sentir-se mais confiantes e com maior autoestima. Estas crianças, às quais são asseguradas as necessidades expressas, criam uma vinculação mais segura e os pais são, geralmente, mais sensíveis e responsivos. Para tal, os pais têm de ser capazes de ler devidamente os sinais relativos aos estados emocionais do bebé, avaliando e satisfazendo as necessidades deste.
É aqui que surge o nosso curso de massagem infantil, como promotor da interação entre os pais e o bebé através do processo de vinculação construído, sobretudo, em relações de carinho e respeito, numa sintonia emocional e capacidade de resposta dos pais às necessidades do bebé. Com este toque nutritivo pela massagem, promove-se os momentos de enamoramento entre cuidador e bebé, potencia-se o sentimento de autoconfiança pelas expressões faciais, o contato visual, odor, voz e vocalizações, o choro e os biorritmos. Num estudo realizado em 2019 sobre a importância do toque na primeira infância para o desenvolvimento psicossocial e moral das crianças, os autores concluíram que, uma vez que os bebés quando nascem procuram o ambiente de constante contenção a que estavam habituados no útero, estes procuram essa mesma noção de segurança. Quando esta sensação é proporcionada através de experiências de toque positivas, os bebés desenvolvem-se nas melhores condições com comportamentos de autorregulação e tornando-se crianças mais empáticas e com maior desenvolvimento sociomoral
“Os momentos de um-para-um são as pedras basilares para a autoestima de uma criança (…) são momentos de extrema intensidade de encontros verdadeiros entre progenitor e bebé, sem distrações, são a chave para a criança se sentir amada e amável”. (Vimala McClure).
O que é a Associação Internacional de Massagem Infantil (IAIM)?
A IAIM, fundada por Vimala McClure em 1976, desenvolveu e aperfeiçoou ao longo dos anos um programa de massagem profissional com objetivos únicos e com componente teórica e prática, onde a massagem surge como veículo para a promoção do toque nutritivo. O programa incorpora técnicas de massagem sueca e indiana e alguns princípios de reflexologia e do yoga.
Em 1992, a IAIM tornou-se uma organização internacional, com associações em países por todo o mundo e em Portugal é designada por Associação Portuguesa de Massagem Infantil (APMI). Os seus instrutores são certificados e reconhecidos internacionalmente.
Benefícios da massagem infantil
No bebé os benefícios passam por quatro principais categorias, a interação, a estimulação, o alívio e o relaxamento.
Na interação, a massagem infantil promove o toque nutritivo, e a comunicação facilitando a vinculação segura, tempo de qualidade para a díade, sentimento de amor, respeito e segurança, confiança, empatia, pertença e o desenvolvimento de autoestima.
Enquanto massajamos, todos os sistemas orgânicos principais são estimulados. Desenvolve, ainda, a linguagem, a libertação de neurotransmissores que influenciam o bem-estar e o desenvolvimento cerebral, ajudando no crescimento e o aumento de peso. A massagem promove também o alívio de dores, desconfortos, de excesso de secreções, de sensibilidade ao toque e choro excessivo. Uma rotina de massagem diminui a incidência de desconfortos abdominais como a cólica infantil.
Por fim a massagem é capaz de influenciar o relaxamento do bebé que pode ser demostrado através da redução de níveis de hormonas como a adrenalina e cortisol e a promoção da produção da hormona ocitocina. É capaz também de melhorar a regulação dos estádios comportamentais e de autorregulação.
Nos benefícios para os outros, consideram-se os pais, a família e a sociedade.
O impacto da massagem nos pais incide na promoção da vinculação segura, numa melhor capacidade de reconhecer as capacidades comunicacionais do bebé e assegurar as suas necessidades e melhora a autoestima dos pais. Os pais de um bebé mais calmo e mais regulado percecionarão um papel parental mais satisfatório.
A massagem tem também um papel importante na diminuição da depressão pós-parto.
A vantagens para a família passam pelo envolvimento dos irmãos e da família alargada, um ambiente mais relaxante e por conseguinte redução de conflitos.
O aumento do respeito, a tolerância e a empatia são alguns dos benefícios para a sociedade. (Vimala McCLure)